Whatsapp

O inverno é um período que pede por maiores cuidados com a pele, isso porque a chance de ressecamento é muito maior e a vontade de cuidar, reduzida. Às vezes relaxamos sem querer, mas é importante atentar-se à saúde da pele no período mais frio do ano para que, quando chegar o verão, os cuidados estejam em dia.

Por quê o Inverno Deixa a Pele Seca?

O frio resulta no encolhimento das células, comprometendo a saúde de uma proteína chamada Filagrina, que é indispensável na hidratação e na barreira que protege a nossa pele. A Filagrina previne o alcance de microorganismo, o que evita a perda de fluídos e, consequentemente, o ressecamento!

Quando a Filagrina é comprometida, a pele fica ressecada e mais suscetível a alergias, coceiras e inflamações.

Como Cuidar da Pele no Inverno?

É imprescindível manter a hidratação, seja ela de dentro para fora ou vice-versa. No inverno tendemos a tomar menos água do que o indicado, e o cuidado deve começar por aí: devemos continuar tomando a quantidade de água indicada. 

Além disso, evitar banhos muito quentes e demorados (não só no inverno, ok? sabemos que a água quente pode comprometer a saúde da pele!), usar sabonetes direcionados para pele seca e investir em hidratantes selecionados para o seu tipo de pele são algumas das dicas.

Como Cuidar do Ressecamento Labial?

Uma região bastante afetada no inverno é a dos lábios, causando incômodo estético e funcional, pois arrancar a pele que começa a descamar pode ser doloroso.

O uso de hidratantes labiais é bem-vindo, desde que bem indicado. Hidratantes labiais que possuem manteiga de karitê é uma das boas opções.

Mantendo a Rotina Saudável no Inverno

Sim, sabemos que além de ser mais difícil de beber a quantidade de água correta diariamente, sentimos mais vontade de alimentos gordurosos e práticos. A má-alimentação compromete a saúde da pele, por isso, preste bastante atenção na sua rotina alimentar!

Cada tipo de pele pode reagir de uma forma, por isso, converse com seu médico sobre os cuidados mais específicos para a sua pele, principalmente no inverno! Procure um dermatologista registrado na Sociedade Brasileira de Dermatologia e mantenha o cuidado com sua saúde! 🙂

Alguma dúvida? Deixe seu comentário!